15/10/2023
Estudo realizado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) revelou que um em cada cinco beneficiários de planos de saúde apresenta algum nível de obesidade.
O estudo também demonstra que, em 15 anos, esse número cresceu 7,2%, subindo de 12,9% para 20,1%. Em 2008, portanto, o número de obesos era de 1 a cada 8 usuários, consideravelmente menor que a proporção atual.
O pico de obesidade ocorreu no auge da pandemia, quando a taxa atingiu, 21,1%.
A obesidade é um problema de saúde global crescente e um dos principais desafios de saúde pública em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em 2016, segundo dados da OMS, mais de 1,9 bilhão de adultos em todo o mundo eram considerados com sobrepeso, dos quais mais de 650 milhões eram obesos. A prevalência global da obesidade mais que triplicou desde 1975.
No mesmo ano, ainda segundo dados da OMS, cerca de 41 milhões de crianças com menos de 5 anos estavam acima do peso ou obesas. A obesidade infantil está associada a um aumento no risco de desenvolver obesidade na idade adulta.
A obesidade é um fator de risco importante para várias doenças crônicas, incluindo diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias e certos tipos de câncer.
Fontes: CNN, IESS e OMS